ABIQ
Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

Versatilidade. A cada ano que passa sentimos mais a necessidade de praticarmos o atributo de ser versátil.

A capacidade de adaptação aos mais diferentes cenários seja político ou econômico, foi o grande teste de 2016.

Temos que manter a esperança de termos um 2017 mais equilibrado e sem tantos sobressaltos como em 2016.

A velha máxima de que “governo bom é o que não atrapalha” é a esperança que temos de menor instabilidade política e mais assertividade para a retomada do crescimento, de forma que possamos superar as dificuldades inerentes a cada atividade econômica. Todos os segmentos da economia precisam de estabilidade.

Mesmo mais otimistas no plano macro, devemos estar preparados para dificuldades na aquisição de nossa principal matéria prima - o leite, face a nova redução da produção ocorrida em 2016, aprofundando a queda de 2015. Creio que o recorde de importação de leite em pó do ano passado será batido em 2017 e com preços mais elevados.

Esperamos que, a exemplo de outros setores do agronegócio, com mais ajuda do clima e com a queda dos preços do milho e de outras rações, que a curva decrescente de produção no campo mude de inflexão e que a produção de leite volte a crescer. A projeção de crescimento da economia, mesmo que tímida para esse ano, deve gerar uma demanda um pouco maior e certamente implicará na venda de um volume maior de queijos. Mas de novo serão tempos de ação e versatilidade.

A ABIQ sabe que continuarão os desafios institucionais para o setor: mudança de impostos, novas legislações ambientais, talvez o novo RIISPOA, novas regras da ANVISA, por exemplo. Estaremos atentos e atuantes frente a todas as demandas que se apresentarão para nossa indústria queijeira.

Bom trabalho a todos!!

 

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina