Notícias

MAPA emite diretrizes para a Rio+ 20

08, junho, 2012

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, anunciou o documento oficial do Mapa para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, anunciou o documento oficial do Mapa para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Segundo o Ministro, nos últimos 50 anos, a produção de grãos cresceu 290% e o rebanho de gado 250%, com o acréscimo de área de apenas 39%. “Somos líderes na produção de alimentos, mas também somos líderes em áreas de preservação ambiental. Isso é possível porque estamos na dianteira da tecnologia de produção em áreas tropicais”, afirmou. De acordo com o Mapa, a produção de alimentos deve estar focada na adoção de práticas sustentáveis. O documento ainda salienta a necessidade de promover o acesso dos produtores às inovações tecnológicas agrícolas e o desenvolvimento de soluções que viabilizem a elevação do desempenho e a inserção econômica dos pequenos agricultores.

O setor agropecuário deve utilizar métodos de irrigação que diminuam o desperdício de água, além de reforçar a gestão agroclimática de culturas, produzir sementes e mudas melhoradas, ampliar investimentos para desenvolver tecnologias aplicáveis a biomassa (fonte renovável de energia que utiliza organismos vivos) e priorize a diversificação de culturas. O Brasil deverá também enfrentar o desafio de melhorar as condições de infraestrutura, logística, assistência técnica e extensão rural, expandindo os investimentos públicos e ampliando a parceria com o setor privado. A importância da liberalização dos mercados agrícolas é outro aspecto enfatizado, com apresentação de propostas para o desenvolvimento de uma economia mundial sustentável. Uma das recomendações é a criação de um ambiente favorável ao aumento dos investimentos públicos e privados na agropecuária, com melhoria na qualidade e transparência das informações sobre os mercados, estimulando a oferta global de alimentos nutricionalmente seguros.
 

Fonte: Selectus 3969, 08/06/2012,Mapa

Voltar

ABIQ Associação Brasileira das Industrias de Queijo

Praça Dom José Gaspar, Nº 30, 10º andar
01047-901 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348