ABIQ
Notícias

Notícias > Mercado Internacional de Lácteos

Estado Unidos pediu ao Canadá para eliminar uma nova classe de preço do leite “clandestino”
22/01/2018

Os produtores de leite do Canadá firmaram no ano passado, um novo acordo de preços, conhecido como Classe 7, com algumas indústrias, fazendo com que os ingredientes lácteos domésticos usados para fabricação de queijo e iogurte custassem menos. “Deixei muito claro que a designação Classe 7 é injusta, prejudicando a indústria norte-americana que cresceu ao sul da fronteira”, disse Perdue, acrescentando: “É preciso eliminar rapidamente o leite Classe 7, que, acreditamos que fere as normas de concorrência da OMC (Organização Mundial do Comércio).
 
Os comentários de Perdue foram feitos quando os Estados Unidos declarou que quer renegociar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte com Canadá e México, (TLCAN).
 
Perdue disse que o Classe 7, que entrou em vigor em fevereiro de 2017, permitiu aos agricultores canadenses produzir mais leite, o que contribuiu para a queda dos preços mundiais. O Canadá protege seu setor lácteo da concorrência estrangeira com tarifas alfandegárias elevadas nas importações, estabelece cotas e controla a produção nacional para garantir os preços.
 

A política para o setor lácteo do Canadá foi criticado em abril pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizendo que “defenderei nossos produtores de leite” contra as práticas “desleais” do Canadá.  

Voltar

Veja também:
 
  Commodities Agrícolas
 
  Diversos
 
Mercado Internacional de Lácteos
 
  Mercado Nacional de Lácteos
 
  Pesquisas de Mercado
 
  Varejo Internacional
 
  Varejo Nacional
 

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina