Nutrição e Gastronomia

QUEIJO! O ALIMENTO NATURAL, GOSTOSO E SAUDÁVEL PARA TODAS AS IDADES

Queijo é uma das formas mais práticas, gostosas e saudáveis de se consumir as propriedades do leite, assim bem como a forma mais simples e segura de preservá-lo, visto que em média 7 a 10 litros de leite produzem cerca de 1 kg de queijo.

Acredita-se que a origem deste rico alimento tenha se dado na Ásia, há mais de 4.000 anos, quando, por acaso, observou-se que o leite transportado em sacos de couro havia coagulado e que a massa resultante havia adquirido nova propriedade e sabor.

Fresco (pronto para o consumo logo após a fabricação) ou maturado (submetido a um processo de cura), sólido ou cremoso, de massa crua, cozida, semicozida, filada ou processada, o queijo atual é produto obtido pela coagulação do leite pasteurizado, através da ação isolada ou combinada do coalho, fermento láctico, calor ou outro agente coagulante adequado, seguido pela drenagem parcial do soro presente na massa resultante desta coagulação . Apresenta excelente valor nutritivo, sabor agradável e fácil digestão.

Os queijos quando consumidos pelo menos 3 vezes ao dia, contribuem eficazmente para o atendimento diário de pelo menos 35% das necessidades de cálcio (fundamental na formação das estruturas ósseas e cartilaginosas) e 30% das necessidades de vitamina A, importante antioxidante que atua sobre os radicais livres exercendo ação desativante do oxigênio molecular, através da produção de metabólitos funcionais. São também excelentes fontes de proteínas de alto valor biológico, fósforo e de vitaminas do complexo B.

Dos muitos tipos de queijos produzidos e comercializados, os preferidos pelo consumidor brasileiro de todas as idades são os tipos: mussarela, requeijão, prato, minas frescal, minas padrão, fundido pasteurizado, provolone e parmesão, mas a cada dia novas especialidades são adicionadas ao cardápio brasileiro, e se fazem presentes na alimentação, no café da manhã, nos lanches, sob a forma de petiscos e ou fazendo parte de preparações mais elaboradas.

Homem mais velho do mundo faz 112 anos, bebendo leite todos os dias.
Tóquio (REUTERS) – O homem mais velho do mundo celebrou seu aniversário de 112 anos com duas festas em sua casa no sul do Japão, em setembro, e declarou que quer viver para sempre.

Tomoji Tanabe realizou sua primeira festa ao receber 100 mil ienes (870 dólares) e flores do prefeito. A segunda celebração contou com a participação de seus filhos.

“Eu quero viver para sempre. Eu não quero morrer”, disse Tanabe, segunda a agência de notícias Kinodo.

Tanabe, que foi reconhecido pelo livro Guinness dos Recordes como o homem vivo mais velho do mundo em julho de 2006, está “extremamente saudável”, segundo uma autoridade de sua cidade natal Miyakonojo, cerca de 900 km sudoeste de Tóquio, na ilha de Kyushu.

O recordista cuja alimentação consiste principalmente de verduras, afirmou que a chave para a longevidade é não beber álcool. Em vez disso, ele bebe leite todos os dias e caminha na área ao redor de sua casa, onde vive com um filho. Os japoneses estão entre as pessoas que mais vivem no mundo.

Fonte: Flora Spolidoro, nutricionista

Voltar

  Nutrição e Gastronomia
Queijos na Nutrição
  Queijos na Gastronomia

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina