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Sal em queijo é demais? Queijos são vilões do sal na alimentação?

Em recente matéria em várias mídias, TV, rádio e jornal, os queijos, em especial o queijo parmesão ralado, estão sendo apontados como VILÃO DA ALIMENTAÇÃO. Mais vamos aos fatos:

1. Sal é um macromineral essencial na vida dos seres humanos:

• Regula a quantidade de líquido extracelular e o volume de plasma sanguíneo
• Auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular

O que pode causar hipertensão é sal em excesso.

Sal e sódio

Oque chamamos genericamente de sal é sódio (NA) e cloreto de sódio (NaCl). O sódio em si, conforme pesquisas recentes, nãotraz malefícios à saúde, já o cloreto de sódio em excesso é pernicioso.
A maior fonte de cloreto desódio na alimentação do brasiliero é o sal de cozinha que usamos diariamente para fazer o arroz, o feijão, para temperar a salada, etc., fora o sal que temos o costume de adicionar aos pratos, na mesa. No sal de cozinha, 40% é de sódio (NA) e 60% é cloreto desódio (NaCl).

Sal nos queijos

No leite e em derivados do leite, há sódio que é natural do próprio leite e há cloreto de sódio que é acrescentado na produção dos queijos.
Nos queijos, o sal atua para melhorar a textura, para dar sabor, atua na atividade enzimática e também como conservante natural, evitando o uso de conservantes químicos.
A quantidadede cloreto de sódio acrescentado depende do tipo de queijo. Em geral queijos mais secos e maturados tem mais sal porque ao ter menos umidade por pedaço,também tem mais sal por pedaço. Mas sua quantidade diária na alimentação habitual do brasileiro é baixa, já que o consumo per capita no Brasil estáchegando a 4 kg por ano, enquanto na Argentina é de cerca 11 kg por ano e na França é perto de 24 kg por ano.
Assim, os queijos quando consumidos numa dieta normal, contribuem com uma porcentagem pequenana quantidade diária de ingestão de sal, mas contribuem com um aporte importante de proteína, cálcio, vitaminas A e D, além de serem os queijos, alimentos naturalmente funcionais, com amino ácidos relevantes para a prevenção de doenças.

O que fazer se é necessário reduzir o sal na alimentação

Se houver uma necessidade real de redução de sal na dieta , ao utilizar os queijos como ingredientes como sopas, saladas, macarronadas, recheios, etc, diminua um pouco a quantidade de sal normalmente usada para tempero.
Assim você estará trocando cloreto de sódio puro por um alimento com alta perfil nutricional que aporta cálcio, proteínas, vitaminas A e D, além de vários componentes probióticos, ômega 3, ômega 6 e CLA (ácido linoleico conjugado).
Ao comê-los puro, observe a recomendação de 3 porções por dia para uma boa ingestão de nutrientes.

Fonte: Flora Spolidoro, nutricionista

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