Nutrição e Saúde
Notícias

5 razões porque o consumo de lácteos previne doenças cardiovasculares

Até hoje as doenças vasculares são a principal causa de morte no mundo. Estudos recentes tem comprovado que os nutrientes que se encontram nos lácteos contribuem para a manutenção da saúde durante toda a vida.

Veja 5 razões porque consumir lácteos é sinônimo de cuidar de seu coração

1. Uma porção de leite integral contém Cálcio, Magnésio e Potássio, três dos nutrientes essenciais para o cuidado da saúde do coração.

2. Os produtos lácteos fornecem 50% de toda a vitamina D e quase a metade da ingestão de Cálcio que nossos coração, músculos e nervos requerem para seu funcionamento adequado.

3. Os peptídeos presentes na complexa proteína do leite favorecem a regulação da pressão arterial.

(Presença de peptídeos bioativos nos lácteos reduz os riscos de hipertensão e doenças cardíacas por reduzir o colesterol total, o colesterol LDL e os níveis sangüíneos de homocisteína , segundo a Dra. Ana L´cuia B.Penna da Unesp de São José do Rio Preto, falando sobre Queijos como alimentos funcionais em Congresso para Médicos Nutrólogos em S. Paulo).

4. Os aminoácidos presentes no leite, como a leucina, contribuem para regular os níveis de glucose. Atualmente se sabe que altos níveis de açúcar no sangue provocam sérios danos ao coração.

(Segundo estudo divulgado pelo Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agronômica INRA, uma maior presença de leucina na alimentação contribui para reduzir a perda da massa muscular durante a velhice. A partir dos 40 anos, o equilíbrio interno - que mantém estável a produção de proteínas musculares e sua constante destruição - é desfeito, o que conduz a um desaparecimento progressivo de massa muscular da ordem de 0,5% a 2% a cada ano. Esse processo, denominado sarcopenia, é responsável pela redução da mobilidade e da autonomia entre os idosos.

Os resultados do estudo do Inra nos ratos sugerem, segundo seus autores, que o consumo regular de alimentos ricos nesse aminoácido, pode ter um efeito positivo na manutenção da massa muscular).

5. O leite contêm mais de 400 ácidos graxos diferentes que não são encontrados em outros alimentos. Muito ao contrario do que se pensa e se propaga, os estudos apontam que incluir na dieta produtos lácteos ricos em gordura reduzem o risco de doenças cardíacas e AVcs.

Está demonstrado que uma alimentação adequada em qualidade e quantidade, assim como realizar atividade física com regularidade, reduz o risco de se contrair doenças cardiovasculares. Nesse contexto, incorporar de 2 a 3 porções de derivados lácteos na alimentação diária ajuda na prevenção de diversas patologias além de fortalecer o sistema imunológico e o coração.

(Fonte: a Câmera Nacional das Indústrias de Leite (Canilex). Tradução ABIQ)

Veja mais em:
http://sialaleche.org/sabias-que-el-consumo-de-lacteos-puede-prevenir-el-riesgo-de-sufrir-alguna-enfermedad-cardiovascular/#sthash.V5U8oE0O.dpuf

 Voltar

  Nutrição e Gastronomia
Queijos na Nutrição
  Queijos na Gastronomia

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina