Nutrição e Gastronomia

Os 5 benefícios do queijo para saúde

O queijo é um produto lácteo à base de leite, produzido numa variedade de formas, texturas e sabores. Ao longo da história, o queijo tem sido uma parte importante da dieta, tanto como um alimento básico, como uma comida gourmet. Além de ser delicioso, é altamente nutritivo e muito rico em várias vitaminas e mineral.

  1. Proteínas do Queijo, aminoácidos essenciais

O queijo é uma excelente fonte de proteína. Uma fatia grossa de queijo mussarela  (30g) pode conter cerca de, 6,7g de proteína, que é semelhante ao que você consome em um copo de leite e que representam 30% das suas necessidades diárias de proteínas recomendada para uma dieta equilibrada de 2.000 calorias.. A maioria das proteínas do queijo pertence à família de proteínas do leite chamada caseína. As proteínas do leite são de excelente qualidade, ricas em aminoácidos essenciais e  com uma digestibilidade próxima a 95%. Em outras palavras são absorvidas quase integralmente na altura do intestino  e fornecem ao organismo os aminoácidos que promovem a saúde, reduzem a pressão sanguínea e aumenta a absorção de minerais a partir do trato digestivo.

As proteínas tem um papel importante também para controlar a saciedade.

  1. Gorduras trans benéficas

O queijo contém uma família de gorduras trans chamada gordura trans ruminante ou gorduras trans láctea. Ao contrário das gorduras trans encontradas em alimentos processados​​, gorduras trans ruminantes são consideradas benéficas à saúde quando consumidas com moderação. As gorduras trans ruminantes mais abundantes são o ácido vacênico e o ácido linoleico conjugado, vulgarmente abreviado como CLA, que tem vários benefícios à saúde e pode promover a perda de peso em indivíduos com sobrepeso, ajudam na prevenção do câncer e da aterosclerose e reforçam a ação imunológica. Os queijos são a fonte alimentar mais rica de CLA.  

  1. Baixa Lactose, para intolerantes

O principal carboidrato no leite é a lactose (açúcar do leite). Durante a produção do queijo, a lactose é transformada em glicose e galactose. No entanto, a extensão da decomposição da lactose depende do tipo de queijo.

A lactose tende a ser bem, bem  baixa em queijos  maturados, como o emental, o parmesão, o queijo do reino e é  alta em queijos frescos, tais como o minas frescal, o  cream cheese e cottage. Portanto, o consumo moderado de queijo com boa maturação é geralmente bem tolerado e recomendado por aqueles com intolerância à lactose.

O teor de carboidratos do queijo é muito variável, dependendo basicamente da quantidade de litros de leite que são empregados para produzir um quilo de queijo (5,5 a 6 litros para fazer um queijo minas, 9,5litors em média para fazer um queijo prato e 12 litros para fazer um queijo gruyére.  Variam um pouco também dependendo da marca e do estágio de maturação.

  1. Minerais essenciais

O queijo é uma fonte concentrada de vitaminas e minerais. Isto não é surpreendente, já que é utilizado um copo de leite (280 ml em média)  para produzir uma fatia de queijo prato por exemplo.

Cálcio: Os queijos estão entre as mais ricas fontes alimentares de cálcio, que desempenha um papel essencial na saúde óssea, no desenvolvimento dos dentes e na prevenção de cáries  e na prevenção da osteoporose

Fósforo: um mineral essencial amplamente disponível em alimentos, especialmente alimentos processados e o seu consumo é elevado na dieta ocidental.

Selênio: O queijo é uma boa fonte de selênio, um mineral dietético com várias funções importantes no corpo.

Zinco: Queijos s são importante fonte de zinco (2 a 10mg/100g), um mineral  essencial para a saúde já que. que tem função importante em nosso sistema imunológico.

Sódio: Adicionado aos queijos para dar sabor e aumentar a vida de prateleira e sabor. Pequenas quantidades são naturalmente presentes no leite.

  1. Vitaminas abundantes

Vitamina A: Uma das vitaminas mais abundantes na gordura do leite, portanto não se recomenda o consumo único de queijos semi ou completamente desnatados.

Vitamina B2 ou Riboflavina: Também chamado de vitamina B2. Queijo e outros produtos lácteos são a principal fonte alimentar de riboflavina na dieta ocidental.

Vitamina B12: Também chamado de cobalamina, a vitamina B12 é importante para a função do sistema nervoso (15).

Vitamina D:  Os queijos são excelente fonte de vitamina D, muito relevante para fazer a síntese do cálcio.

Vitamina K2: O queijo é muitas vezes uma excelente fonte de vitamina K2, também chamado de menaquinona. A ingestão adequada de K2 é importante na manutenção óssea e saúde do coração.

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