Nutrição e Gastronomia

Lácteos sem lactose emagrece?

MITO!

Em todos os produtos lácteos sem lactose (no lac, lac free) o que ocorre é que a lactose é previamente quebrada em glicose e lactase para facilitar a digestão de quem tem intolerância. Com isso, os indivíduos que têm a deficiência da enzima lactase que é a no organismo quebra do açucar lactose, podem consumir leite e derivados sem apresentar os sintomas característicos da intolerância à lactose. Sem esquecer que a maioria dos queijos maturados como provolone, parmesão, emental, gruyére, já não tem lactose por si mesmo, devido ao processo de maturação.

Sendo assim, não há nenhum sentido em consumir produtos sem lactose com o intuito de perder peso, já que a mesma está presente nos mesmos, só que digerida. Soma-se a isso o fato de que, consumindo os produtos lac free, o organismo deixa de gastar energia no processo digestivo da lactose.

Os lácteos em suas diferentes versões: queijos, leites, iogurtes, etc tem diversos graus de calorias mas um intenso perfil nutricional de outros nutrientes. Como fonte de alto teor de proteínas de baixo custo propiciam saciedade e ajudam a controlar o peso sendo indicado em todas as dietas para quem quer perder peso. Se esse é o seu objetivo, você pode fazer a opção por lácteos mais leves, light ou por produtos desnatados e semi-desnatados.

Se você não tem certeza se é ou não intolerante à lactose, o ideal é fazer um exame laboratorial, e, somente em caso de diagnóstico positivo, passar a consumir os produtos sem lactose para facilitar a digestão. Mas não para perder peso.

Fontes: ABIQ/#leite faz seu tipo

Voltar

  Nutrição e Gastronomia
Queijos na Nutrição
  Queijos na Gastronomia

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina