Nutrição e Gastronomia

Conheça os alimentos para ter uma vida saudável

Ter uma alimentação saudável é muito importante para quem busca qualidade de vida. Alimente-se de três em três horas, procure olhar os rótulos dos alimentos para conhecer sua composição e fuja das armadilhas. Em caso de dúvidas, procure um nutricionista.

Entendam o que os rótulos querem dizer:

1. Carboidratos

São os nutrientes cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (batata, mandioca, inhame etc.) e doces em geral.

2. Proteínas

São nutrientes necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos em carnes, ovos, leite e derivados, e nas leguminosas (feijão, soja e ervilha).

3. Gorduras totais

São nutrientes que também fornecem energia para o corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

4. Gorduras saturadas

Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por isso o consumo deve ser moderado.
**Lembramos que nenhum alimento por si só é prejudicial à saúde e que todos os nutrientes são importantes. É preciso adotar uma dieta equilibrada.
Há varios tipos de gorduras saturadas que não fazem mal à saúde.

5. Valor calórico ou energético

É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional, o valor é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kj)
** Uma dieta deve ser balanceada entre alimentos que equilibram valor calórico e nutrientes

6. Gorduras trans

Encontradas em grande quantidade em alimentos processados que utilizam gordura vegetal hidrogenada em suas preparações. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso corpo não precisa dele, além de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

7. Fibras alimentares

De forma natural estão presentes em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.

8. Cálcio

O cálcio é um mineral essencial para manter os ossos saudáveis. No nosso organismo, atua no metabolismo celular, na contração muscular e em diversos processos. Para que o organismo absorva de forma eficaz o cálcio, é importante que ele seja ingerido sem associação a alimentos que contenham cafeína ou ferro
** Os lácteos são a fonte de maior bio disponibilidade de cálcio e de outros minerais

9. Sódio

Está presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos). Deve ser consumido com moderação, uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.

(Fontes: Sociedade Brasileira de Diabetes e Anvisa. ** Observações acrescentadas pela ABIQ)

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