Nutrição e Gastronomia

CNN: Estudo mostra relação entre o consumo de "leites vegetais" e menor estatura das crianças

Crianças que bebem leite de fontes alternativas, como soja, amêndoa ou arroz são ligeiramente mais baixas que seus pares que bebem leite de vaca, de acordo com um estudo publicado recentemente na American Journal of Clinical Nutrition. Segundo o estudo, cada copo de leite de origem vegetal consumido por dia está associado com uma redução de 0,4cm na altura das crianças, em comparação com a média para a idade.

“Nós descobrimos que crianças que consomem "leites vegetais", como de arroz, amêndoa ou soja, tendem a ser um pouco mais baixas que as crianças que bebem leite de vaca”, diz o Dr. Jonathon Maguire, líder da pesquisa, pediatra e pesquisador no St. Michael's Hospital em Toronto, no Canadá. “Por exemplo, uma criança de 3 anos de idade que consome 3 copos de leite de origem vegetal tem, em média, 1,5cm a menos que aquelas que bebem leite de vaca”, afirma Maguire. Essa diferença de 1,5 cm “não é uma diferença pequena se você tem 3 anos de idade” completa.

A pesquisa foi um estudo transversal, envolvendo 5.034 crianças canadense saudáveis, na faixa etária entre 2 e 6 anos de idade. Desses participantes, cerca de 5% bebiam exclusivamente leites que não eram de vaca, de 84% bebiam leite de vaca, 8% bebiam os dois tipos e cerca de 3% não bebiam nenhum tipo de leite.

Maguire diz que foi surpreendente encontrar "que o valor da diferença de altura dependia da quantidade consumida”.

"Não é como se você não estiver consumindo leite de vaca você fica um pouco mais baixo" ele disse. "É mais como se você estiver consumindo leite de origem vegetal, a cada copo que uma criança consome por dia, essa criança parece ser um pouco menor na média, um pouco mais baixa. Isso é um pouco surpreendente."

Mas, importa se uma criança é 1,5 cm mais baixa quando tem 3 anos idade? Isso está ligado com a altura na idade adulta?
"Essa é uma pergunta que ainda persiste. Não sabemos, talvez as crianças que consumiam leite de origem vegetal tirem a diferença ao longo do tempo ou talvez não. O tempo é que vai ter de dizer. Nós sabemos que, em geral, crianças que estão em um determinado percentil de altura tendem a permanecer nesse mesmo percentil para o resto de sua infância e idade adulta", explica Maguire.

Fonte: #bebamais leite/Adaptado do texto de Wayne Drash, publicado no site da CNN em 7 de junho de 2017.
Link da postagem http://edition.cnn.com/2017/06/07/health/milk-children-height-study/index.html

Voltar

  Nutrição e Gastronomia
Queijos na Nutrição
  Queijos na Gastronomia

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina