Nutrição e Gastronomia

Consumo de leite está associado a maior crescimento das crianças

O consumo suficiente de cálcio está associado à maior formação de massa óssea em crianças e adolescentes, e também ao maior crescimento longitudinal dos ossos (altura). Um estudo com 700 adolescentes do sexo feminino, com idades entre 10 e 12 anos, mostrou que aquelas que receberam 330 ml de leite por dia, na escola, por um período de 2 anos, apresentaram um aumento significativo na quantidade total de minerais nos ossos e densidade óssea, assim como na altura, em relação àquelas que não receberam o leite.

Embora existam outras fontes de cálcio como as verduras verdes escuras essas, por serem ricas em fibras, podem conter compostos que diminuem a absorção do mineral pelo organismo. Já o leite, conta com a presença de lactose e proteínas, que facilitam a absorção do cálcio. Pesquisas indicam ainda, que até 75% do cálcio adicionado a bebidas, como o "leite" de soja, se perde, ficando aderido ao fundo das embalagens.

Além do cálcio, o leite contém proteínas, fósforo e outros nutrientes, que são essenciais para a saúde óssea, evitando fraturas.

P.S ABIQ –Os queijos, como forma concentrada e variada de consumir leite, funcionam igualmente da formação da massa óssea de crianças e adolescentes. O consumo de 3 fatias/dia de queijo de 30g para crianças de 04 a 10 anos e de 3 fatias/dia de 50g para adolescentes, cobrem em média, toda a necessidade diária de consumo de cálcio (RDA).

Referências:

1. Flynn A. 2003. The role of dietary calcium in bone health. Proc Nutr Soc 62: 851-58(2) Rizzoli R. 2014. Dairy products, yogurts, and bone health. Am J Clin Nutr 99 (suppl): 1256S-62S.
2. Kalkwarf HJ, Khoury JC, Lanphear BP. 2003. Milk intake during childhood and adolescence, adult bone density, and osteoporotic fractures in US women. Am J Clin Nutr 77: 257-65
3. Wizenberg T, Shaw K, Fryer J, Jones G. 2006. Effects of calcium supplementation on bone density in healthy children: meta-analysis of randomised controlled trials. BMJ 333: 775
4. Bonjour JP. 2005. Dietary Protein: an essential nutrient for bone health. J Am Coll Nutr 6 (Suppl): 526S-36S.
5. Yakar S, Rosen CJ, Beamer WG, Ackert-Bicknell CL, Wu Y, Liu J-L, Ooi GT et al. 2002. Circulating levels of IGF-1 directly regulate bone growth and density. J Clin Invest 110: 771-781.
6. Kwak HS, Lee W-J, Lee M-R. 2012. Revisiting lactose as an enhancer of calcium absorption. Int Dairy J 22: 147-151.

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