Nutrição e Gastronomia

Novas evidências sobre benefícios das proteínas do soro de leite para homens e mulheres.

Continuam crescendo novas evidências científicas que apoiam os benefícios para a saúde referentes às proteínas do soro do leite, tanto para homens quanto para mulheres. “Embora pesquisas tenham demonstrado a capacidade única das proteínas lácteas de ajudar a melhorar a composição corporal durante a perda de peso, aumentar a massa muscular combinada com o treinamento de resistência e ajudar na recuperação muscular após exercícios de resistência, as pessoas muitas vezes imaginam esses benefícios como reservados para atletas jovens e competitivos”, disse Matt Pikosky, vice-presidente da Nutrition Science & Partnerships no Conselho Nacional de Lácteos dos Estados Unidos. “Novas pesquisas indicam que as proteínas lácteas têm grandes benefícios para as mulheres – sem aumentar o peso – bem como para indivíduos de idade mais avançada”.

Os benefícios da suplementação proteica do soro do leite são bem demonstrados em homens, mas menos estudados em mulheres. Uma nova pesquisa publicada na Nutrition Reviews sugere que a proteína do soro de leite também produz resultados positivos em mulheres. Nesta revisão sistemática e meta-análise de 13 ensaios clínicos aleatórios, totalizando cerca de 500 mulheres adultas, os pesquisadores descobriram que a adição de proteína do soro de leite a uma dieta diária melhorou a composição corporal por aumentos modestos na massa magra sem influenciar as mudanças na massa gorda. Além disso, as melhorias na composição corporal foram ainda maiores durante dietas hipocalóricas, o que sugere que a proteína do soro de leite pode ser especialmente útil para preservar a massa muscular magra durante os períodos de perda de peso.

Outro artigo recentemente publicado no Advances in Nutrition apoia o papel da proteína, particularmente o aminoácido leucina, na prevenção da perda muscular relacionada com o avanço da idade. A evidência disponível apoia que a leucina, quando consumida como parte de uma dieta rica em proteínas, pode ser especialmente benéfica para preservar a massa muscular, pois desempenha um papel fundamental na estimulação da síntese de proteína muscular. Assim, uma atenção especial deve ser dada ao consumo deste aminoácido. Uma das melhores fontes de leucina é a proteína do soro de leite.

Com base em suas descobertas, os autores recomendam que os indivíduos mais velhos consumam um mínimo de 1,2 gramas de proteína por quilo de peso corporal – quantidade 50% maior que a ingestão atual recomendada para adultos saudáveis. Recomendações adicionais sugerem um espaçamento uniforme na ingestão de proteínas ao longo do dia para maximizar a síntese de proteína muscular.

 (Fonte:  Conselho de Exportação de Lácteos dos Estados Unidos/ USDEC). 

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