Nutrição e Gastronomia

Queijos na Gastronomia

Como Conservar Queijos

Queijos são derivados de leite e para manter suas características de sabor e qualidade observe:

1. Ao comprar um queijo, observe se o fabricante tem o número do SIF (Serviço de Inspeção Federal). Essa é a primeira dica de que o queijo é feito com leite pasteurizado e com boas práticas de produção pois proveem de laticínios vistoriados pelos veterinários do Ministério da Agricultura e devem seguir diversas normas.

2. Sempre observe a data de validade dos produtos, ou do queijo em sua embalagem original ou a data do corte do pedaço no ponto de venda.

3. Com exceção de queijos de massa seca e curada como o Parmesão, o Queijo Reino, os Provolones e alguns fundidos, todos os queijos devem ser conservados sempre em geladeira – no ponto de venda ou em casa. Nas embalagens há sempre a temperatura de conservação.

4. Minas Frescal, Ricota, Cottage e Mussarela de Búfala
Queijos frescos com muita umidade, como é o caso do Minas Frescal, da Ricota, do Cottage e da Mussarela de Búfala, devem ser colocados à mesa perto da hora de consumir e depois devem sempre retornar à geladeira o mais rápido possível.

5. No caso de Minas Frescal, retire sempre o soro que fica na embalagem ou no recipiente e guarde o queijo tampado. Uma vez aberto deve ser consumidos em 4 a 5 dias conforme instruções do fabricante. Os demais queijos também devem ser embalados em papel filme ou guardados em recipiente fechado.

6. Queijos suaves como Prato, Mussarela, Estepe, Gouda, Esférico, Saint Paulin, Tilsit, Gruyère
Mantenha em geladeira até abrir a embalagem original, observando a data de validade do fabricante. Após aberto envolva em papel filme, retorne à geladeira e consuma em até 5 dias. Se o queijo estiver dentro do prazo de validade original mas aparecer pequenos pontos de mofo na superfície durante esses 5 dias, é possível fazer uma reforma no queijo, retirando somente os pequenos pontos de mofo superficial, o restante do queijo estará apto para consumo.

7. Queijos de Mofo Branco
São os que tem aveludada crosta branca na superfície tais como o Camembert, o Brie, o Bleu de Bresse e o Mi-Chrévre . Antes de abrir, até o prazo de validade, conserve em geladeira na temperatura indicada pelo fabricante. Após aberto, para guardar, envolva os queijos no papel branco original em que veem embrulhados. Este é um papel especial que protege e mantêm intacta a aveludada crosta branca da superfície. Retorne a geladeira e consuma entre 4 a 5 dias. É natural que o mofo branco vá se espalhando pela superfície da massa do queijo.

      

8. Queijos de Mofo Azul como o Gorgonzola
Antes de abrir, durante o prazo de validade, conserve em geladeira na temperatura indicada pelo fabricante na embalagem. Após aberto, envolva completamente o queijo em papel filmeou papel alumínio e retorne à geladeira. Assim você manterá cremosidade do queijo e prolongará sua vida útil. Consuma em até 5 dias.

9. Queijos duros e maturados: como Parmesão,Reino e Provolone
Mantenha em local fresco e arejado durante o prazo de validade. Se o ambiente for muito quente ou se você quiser uma conservação mais longa, mantenha-os na geladeira. Após consumir, envolva em papel filme. Por serem queijos sem umidade, após aberto, o prazo de consumo pode ser maior. Siga a indicação do fabricante.

10. Fundidos e Processados
Alguns fundidos são vendidos fora da geladeira, então em casa, também podem ser guardados fora da geladeira. Outros, não vendidos em gôndolas refrigeradas. Nesse caso, após abertos devem retornar à geladeira: se fatiados, envolvidos, em papel filme, se forem em potes, devem ser mantidos tampados como os requeijões e devem ser consumidos ao redor de 5 a 6 dias, conforme indicação do fabricante.

     

11. Sobre Congelar
De um modo geral, os queijos não devem ser congelados pois sua textura se desfaz durante o congelamento. A forma de aproveitar um queijo congelado é usá-lo para algum preparo culinário, como por exemplo colocar um pedaço de gorgonzola numa sopa somente para dar sabor. Descongele-os previamente. Pratos culinários que levam queijos em suas receitas tais como mussarela em pizzas, lasanhas, queijo parmesão, ricota, requeijão, etc., vão resistir bem, conforme prazo de validade e instruções de aquecimento do prato.

Voltar

  Nutrição e Gastronomia
  Queijos na Nutrição
Queijos na Gastronomia

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina