Nutrição e Gastronomia

Queijos na Gastronomia

Queijos & Cervejas

 

Num país tropical como o Brasil, em que cada encontro com um amigo num fim de tarde é um bom motivo para uma cervejinha, e que o prazer de receber em casa é uma constante, nada mais natural que a combinação Queijo com Cerveja. Uma harmonização saborosa e já muito usada na Europa, pois cervejas há várias e queijos também.

Sempre há um par perfeito para esse casamento dar numa degustação prazerosa. O gosto é pessoal, e as opções são muito variadas em tipos e em marcas, mas aí vão umas dicas genéricas que podem facilitar.

QUEIJOS FRESCOS vai de PILSEN

Queijos leves, sem maturação e com bastante umidade como a Burrata, o Minas Frescal e o queijo Cottage, pedem uma cerveja Pilsen, claríssima e de baixo teor alcóolico.

Modo de servir
Sirva o queijo ainda gelado já que queijos frescos não devem ficar fora da refrigeração. A cerveja deve ser servida em um copo tulipa bem geladinha.

QUEIJOS DE MOFO BRANCO vai de WEISS

Queijos de mofo branco como o Brie e o Camembert, que tem textura cremosa e sabor suave quando jovens, combinam com cervejas do tipo Weiss que são claras, leves, refrescantes e tem notas frutadas. Combinam melhor ainda se o camembert ou brie forem servido com geléias de frutas.

Modo de servir
Tire o queijo da geladeira meia hora antes de servir para que recupere sua textura cremosa. O sabor dos queijos de mofo branco se torna bastante amoniacal e intenso depois de 30 dias de fabricação, para um sabor suave prefira queijos de mofo branco com fabricação entre 20 e 30 dias. Sirva a cerveja em um copo em que caiba toda a garrafa, seu colarinho é marcante. A temperatura deve estar entre 3º C e 6ºC.

QUEIJOS COM OLHADURAS vai de STRONG ALE

Queijos de olhaduras como o Gruyére, que são frutados pedem cerveja com maior grau alcoólico, aroma também frutado e sabor com notas amargas como as das cervejas Strong Ale.

Essas cervejas especialmente as de fermentação dupla ou tripla se harmonizam bem com queijos parmesão de longa maturação que tem consistência firme, quebradiça e granulosa, tem sabor picante com notas de abacaxi.

Modo de servir
Tire os queijos de olhaduras da geladeira pelo menos meia hora antes de servir para que adquira a textura e o sabor adequados. Em geral os queijos parmesão já ficam fora da geladeira, em temperatura ambiente Sirva a cerveja em taças de bojo largo à temperatura entre 7ºC e 12º C.

QUEIJOS DE MOFO AZUL vai de STOUT ou de DOPPEL BOCK

Queijos maturados com penicillium roqueforti como o gorgonzola, tem massa marmorizada e lindos veios azuis (ou verdes). Tem sabor característico e intenso, ligeiramente salgado e picante e textura tendendo à cremosa. Para harmonizar, uma cerveja com boa estrutura e sabor puxando para o amargo. tipo stout ou doppel bock de coloração escura.

Modo de servir
Tire o queijo da geladeira meia hora antes de servir mas evite que fique no calor excessivo pois sua textura cremosa tende a derreter. Por seu sabor pronunciado, os queijos de mofo azul devem ser degustados isoladamente ou serem os últimos a serem degustados. Se servir mais de um tipo de queijo jamais use a mesma faca para cortar/servir o gorgonzola e outros queijos. Use facas e tábuas separadas. Para servir a cerveja prefira os copos tipo pint (sem pé, alto). A temperatura deve estar entre 3º e 6ºC.

Fonte: ABIQ Associação Brasileira das Indústrias de Queijo e Caderno Queijos e Cerveja Pão de Açúcar 27/Fevereiro/2014.

Voltar

  Nutrição e Gastronomia
  Queijos na Nutrição
Queijos na Gastronomia

Endereço: Praça Dom José Gaspar n° 30 - 10° Andar - Centro - São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3120-6348 - Desenvolvimento: Interpágina