Prévia da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE mostra quase estabilidade na produção brasileira

20, agosto, 2024
Prévia da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE mostra quase estabilidade na produção brasileira

De acordo com os dados preliminares da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE, divulgados na terça-feira (13/08), no 2º trimestre de 2024 a captação formal de leite no Brasil enfrentou um sutil aumento em relação ao segundo trimestre de 2023. Com uma estimativa de 5,8 bilhões de litros captados, o aumento foi de 0,4% para o 2° trimestre de 2023, como mostra o gráfico 1, com uma diferença de apenas 24 mil litros de leite em relação ao mesmo período do ano anterior.

Gráfico 1. Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. 

É importante destacar que os dados para o 2º trimestre, que são prévios, poderão ser reajustados para a publicação dos dados oficiais (que devem ser publicados no dia 05/09).

O resultado observado foi influenciado pela situação das enchentes no Rio Grande do Sul que ocorreu no mês de maio. Enquanto abril registrou uma variação anual positiva, de 2,8%, maio e junho apresentaram reajustes anuais negativos, de -0,5% e -1,0%, respectivamente, com o mês de junho ainda refletindo parte dos impactos sofridos em maio.

Os resultados de cada mês podem ser observados na tabela a seguir:

Tabela 1. Captação mensal de leite no Brasil (Prévia)

Fonte: IBGE – elaborado pelo MilkPoint Mercado

Dessa forma, o resultado para o 2º trimestre de 2024 apresentou um sutil avanço anual, puxado principalmente pelo resultado observado para o mês de abril, que apresentou o maior resultado mensal dos últimos dois anos, como pode ser observado no gráfico 2.

Gráfico 2. Volume da captação formal de leite no Brasil

Fonte: IBGE – elaborado pelo MilkPoint Mercado

Apesar dos reflexos da situação vivida no Rio Grande do Sul nos dados de captação formal do último trimestre, para os próximos meses é esperado que a produção de leite brasileira apresente um aumento gradual, em virtude da sazonalidade padrão da produção brasileira. Além disso, a produção deve ser influenciada positivamente pela rentabilidade do produtor em patamares positivos nos últimos meses, gerando expectativas de variações anuais positivas para os dois últimos trimestres de 2024.

(Observação: os dados acima mencionados são em relação à prévia divulgada pelo IBGE. A publicação definitiva, que será divulgada no próximo mês, poderá sofrer alterações).

Fonte:  Milkpoint 14 ago 2024