Queijos Famosos pelo Mundo

Queijos Famosos pelo Mundo

Queijo é um dos mais apreciados alimentos milenares, como o pão e o vinho. Estima-se que existam há mais de 10 mil. A primeira menção sobre queijos foi feita pelos Sumérios há mais de 3 mil anos Antes de Cristo. Mas foram os romanos que os transformaram em delícias gastronômicas e ajudaram na sua difusão. Hoje há queijos pelo mundo todo.

Em geral, cada País ou mesmo cada local tem um queijo especial. Tem a ver com o terroir: a geografia, o clima, a espécie e a genética dos mamíferos que tem na região, a cultura local e quanto cada povo soube se aperfeiçoar na arte de fazer queijos para seus hábitos alimentares.

Uns permanecem regionais, outros ganharam o mundo!

Conheça os 20 tipos de queijos internacionais mais famosos. Alguns são reproduzidos no Brasil trazidos por imigrantes europeus ou também por hábitos americanos. Todos têm personalidade, sabor e textura próprios – mais macios, mais duros, mais suaves ou mais pronunciados.

Todos são fonte inquestionável de nutrientes importantes para o ser humano, além de serem deliciosos. Por isso, continuam sendo consumidos por tantas culturas gastronômicas, mesmo tendo passado tanto tempo desde sua descoberta.

Taleggio, Itália

Taleggio, vindo do Vale de mesmo nome, é um queijo com casca semi-mole lavada. É produzido em fazendas na montanha e nos vales. Esse queijo é feito com leite de vaca e utiliza cinco cepas diferentes que são usadas para formar a casca avermelhada que o torna diferente e único. O queijo dura cerca de 40 dias a partir do dia de produção. É de cor amarelo pálido com sabor salgado e picante.

Origem do queijo: é originário da Itália. É uma das formas mais antigas de queijo produzidos no outono e no inverno.

Como consumir: Você pode comer o queijo com uma combinação de mostarda mel. O queijo também pode ser utilizado em massas, bruschetas ou risotos.

Cotija, México

O queijo Cotija é feito de leite de vaca e é um queijo duro. Tem um sabor salgado e lembra o queijo parmesão. Logo que termina sua fabircação o queijo carece de definição, mas com a maturação adquire uma textura dura e muito sabor.

Origem do queijo: é originário do México há décadas. O nome Cotija vem da cidade de Cotija, Michoacán, onde o queijo foi produzido pela primeira vez.

Como consumir: Pode ser consumido com qualquer prato mexicano para realçar o seu sabor. Também pode ser usado em massas, com frango grelhado ou com milho cozido.

Roquefort, França

O Roquefort é feito a partir de leite de ovelha. É um dos queijos azuis mais conhecidos do mundo. Tem um prazo de validade de cerca de 5 meses a partir do momento em que é fabricado. Sua massa é branca, cortada por lindos veios de mofo azul, seu sabor ligeiramente acidificado. É famoso por seus sabor rico e característico.

Origem do queijo: é originário do sul da França.

Como consumir: Pode ser consumido puro, em molhos para carnes e saladas e como recheios com nozes.

Mozzarella, Itália

Todos nós conhecemos bem o queijo Mozzarella. Mas na Itália esse queijo é feito de leite de búfala. Tem um delicado sabor lácteo, é macio e tem uma textura elástica. Pode ser usado fresco para fazer qualquer prato. Fica melhor se utilizado para fazer pizza, especialmente na Itália. Pode ser guardado por uma semana a partir do dia em que é feito.

Origem do Queijo: é originário da Itália.

Como consumir: O queijo é usado para fazer recheios de massas e pizzas. Também pode ser usado em saladas ou com legumes.

Feta, Grécia

O Feta é um queijo branco feito de leite de ovelha e de cabra. A maturação do queijo ocorre após um período de quase 2 meses. Tem uma textura grumosa e macia. O queijo tem um sabor afiado característico, rico, salgado e amanteigado. Pode ser servido fresco ou também pode ser usado em vários pratos.

Origem do do queijo: é originário da Grécia.

Como consumir: O queijo é utilizado em saladas gregas e pode ser consumido com azeite de oliva.

Cheddar, Inglaterra

O queijo Cheddar é bastante popular em vários países. É semi duro e é feito de leite de vaca. Pode ser de cor branca ou amarela. Dependendo da temperatura e das condições climáticas de onde é feito, o queijo pode ser de média ou longa maturação podendo levar de 9 e 24 meses para amadurecer. É um queijo que derrete na boca.

No Brasil, o mais comum é encontrarmos uma versão do cheddar menos maturado, ou processado fatiado, que é muito usado para hambúrgueres.

Origem do queijo: é originário da Inglaterra.

Como consumir: Pode ser consumido com frutas frescas como maçãs, com nozes e mel ou também pode acompanhar pratos de carne.

Gouda, Holanda

Gouda é um dos queijos holandeses mais exóticos do mundo. É cremoso e de textura macia e sua cor  é amarelo suave. É feito de leite de vaca. O queijo é tão popular que é foi reproduzido em várias partes do mundo. Tem um sabor amanteigado e toque de nozes.

Origem do queijo: é originário dos Países Baixos.

Como consumir: O queijo pode ser comido puro, em sanduíches, pratos de legumes ou acompanhando cerveja ou vinho tinto.

Parmigiano-Reggiano, Itália

Este é o mais nobre Parmesão; é o queijo preferido do mundo. É feito de leite de vaca desnatado.  Sua cor é amarelo pálido e o queijo leva dois anos em câmeras de maturação e é feito em áreas restritas da Itália, por isso é um queijo de alto valor. Os mais famosos são o Grana Padano e o Parmeggiano Reggiano. Tem sabor muito marcante e delicioso, com nuances de abacaxi, ligeiramente picante e pode ser servido em lascas.

Origem do Queijo: O queijo é originário da Itália.

Como consumir: pode ser consumido puro, em lascas na famosa salada César ou ser servido ralado sobre massas e pizzas.

Camembert, França

O queijo Camembert é feito de leite de vaca. É um tipo complexo  de queijo. É úmido, cremoso e de textura suave. Tem sabor característico devido ao Penicillium Candidum que é aspergido em sua superfície e que se transforma na aveludada casca branca que é responsável pelo seu aroma e sabor. A medida que envelhece, seu sabor se intensifica e seu aroma fica mais amoniacal. 

Origem do queijo: é originário da Normandia, França

Como  consumir: Pode ser consumido puro, com pães neutros como baguete ou pão sueco, pode ser servido em saladas, acompanhado de frutas como uvas verdes ou pera, ou pode ser consumido quente,  derretido em rechaúd, para acompanhar croissants ou baguete.

Manchego, Espanha

O queijo Manchego é feito de leite de ovelha. Leva cerca de um ano para amadurecer. Quando recém-fabricado é frutado e de sabor doce. Tem uma cor amarelo marfim. É considerado um dos melhores queijos do mundo por seu sabor rico e inconfundível. Sua casca é trabalhada com palha da região.

Origem do queijo:  é originário da Espanha.

Como consumir: O queijo pode ser servido com azeitonas, tomate seco, pão sueco e vinho.

Emmental, Suiça

O queijo Emmental é sinônimo de queijo suiço. Tem cor amarelo claro e textura semi dura. Seu sabor amanteigado e ligeiramente frutado lembra a nozes e seu aroma também. Sua característica típica é que quando maturado apresenta olhaduras brilhantes por toda a sua massa, resultado de um complexo processo de fermentação que exige muito cuidado.

Origem do queijo: é originário da fronteira entre a França e a Suiça .

Como consumir: Originalmente, seu uso mais tradicional é na Fondue de Queijo.  Pode  também ser usado em sanduíches, harmonizando-se com nozes, frutas frescas e vinho.

Monterey Jack, Estados Unidos

O queijo Monterey jack é muito similar ao queijo cheddar. Mas é um queijo de sabor suave, feito com leite de vaca, de curta maturação. Tem alta umidade e derrete facilmente na boca. Ainda hoje é feito por monges que moram em Monterey, de onde vem seu nome. A versão branca do queijo é de textura mais firme e mais adocicada.  

Origem do queijo: é orignário da Califórnia, Estados Unidos

Como consumir:  Pode ser acompanhado de biscoitos crackers ou ser usado em massas ou no preparo de coberturas ou sopas.

Pecorino Toscano, Itália

O queijo Pecorino Toscano ou Toscanello é feito de leite de ovelha. Tem sabor adocicado com notas de nozes. O queijo é de textura macia, pode ser mais branco ou mais amarelo. É um dos queijos mais comuns e populares na Itália e um dos mais exportados para os Estados Unidos .   

Origem do queijo: é originário da Toscana, na Itália

Como  consumir: Pode ser consumido puro, com frutas doces como maças ou acompanhado de mel ou geléias.

Chèvre, França

Chèvre  é um queijo feito de leite de cabra. Tem alto alto de potásssio e vitaminas. O queijo Chévre é produzido em diversas variações: podem ser frescos ou mesmo duros. Têm aroma e sabor terrosos característicos, o que os faz muito populares em diversos países.

Origem do queijo: é originário da França

Como consumir: Esse queijo em geral é consumido com torradas ou pães macios ou mesmo espalhados sobre crackers. Harmoniza-se com vinho e outras bebidas alcóolicas.

Fontina d’Aosta, Itália

Fontina é um queijo feito de leite de vaca cru. Sua massa é amarelo claro mas com o passar do tempo se transforma em laranja amarronzado. Também com o tempo a textura e seu sabor podem mudar – geralmente tem um rico sabor amanteigado quando se torna mais maturado.

Origem do queijo: é originário da Vale Aosta na Itália e surgiu no século 12.

Como consumir: esse queijo é para ser consumido com bolos ou sobremesas ou com azeitonas, frutas e vinho.

Gorgonzola, Itália

Gorgonzola é um queijo de mofo azul feito com leite de vaca. Seu sabor tem nuances de nozes e é ligeiramente salgado. Sua massa é macia e quebradiça. Em geral leva 4 meses maturando para atingir sua rica textura cremosa e seus veios azuis.  Esse queijo é um dos mais populares na culinária italiana. O Gorgonzola é um dos mais suaves queijos comparados a outros queijos de mofo azul.

Origem do queijo:  é originário da Itália

Como consumir: é gostoso puro ou em risotos, massas, molhos ou pizzas.

Robiola Piemonte, Itália

Este é um dos queijos mais sofisticados. O Robiola Piemonte é feito de uma mistura de leite de cabra, de vaca e de ovelha. É ligeiramente maturado e sua textura é cremosa e de pequenos grânulos. Com a maturação o queijo vai ficando cor de palha e seu sabor se torna mais adocicado.

Origem do queijo: é originário da Itália.

Como consumir: em geral é servido em tábua de queijos com sal e pimenta ou com um bom vinho italiano.

Mascarpone, Itália

Mascarpone se parece com um cheese cream bem espresso e é feito a partir de leite de vaca. É acidificado com limão ou vinagre e tem alto teor de gordura pois é feito com leite rico e de alta concentração de gordura, o que lhe deixa saboroso. É um queijo fresco e de curta validade, devendo ser usado em poucos dias após sua preparação.

Origem do queijo: é originário da Itália.

Como consumir: é para ser consumido na preparação de cheese cake e tiramissú, em coberturas de cupcakes e muffins ou acompnhando frutas frescas.

Provolone, Itália

Provolone é um queijo semi duro feito de leite de vaca. Tem textura macia e um sauve sabor de defumado que o torna intenso quando derretido. Em geral matura por 3 meses e é um dos queijos mais apreciados pelos amantes de queijos.

Origem do queijo: é originário da Itália.

Como consumir: acompanha bem saladas e massas  e combina muito bem com sanduíches, pães diversos e vinho.

Asiago, Itália

Asiago é um queijo que só é preparado na Itália. É feito de leite de vaca. É muito macio quando jovem e se desmancha quando vai envelhecendo. Sua casca pode variar de cor – de um cinza amarronzado ou a colorações de palha. É um queijo com 48% de gordura e sua textura vai variando com a maturação.

Origem do queijo: é originário da região de Asiago, na itália.

Como consumir: Pode ser consumido em sanduíches ou saladas ou ainda em massas risotos.