13º Encontro Baiano dos Laticinista reúne toda a cadeia láctea local
11, outubro, 2025
Mais uma vez, toda a cadeia de laticinistas se reuniu entre os dias 25 e 28 de setembro, no Hotel Iberostar Waves, em Salvador, para o 13º Encontro Baiano dos Laticinistas. O evento, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado da Bahia (Sindileite-BA), reunirá mais de 40 marcas do setor de lácteos e se consolida como o maior do segmento no Norte e Nordeste. A ABIQ foi representada por seu presidente, Fabio Scarcelli, endossando a importância da participação da Bahia no setor lácteo queijeiro e do Sindileite BA, capitaneado por seu presidente Lutz Viana
Cerca de 300 empresários do setor produtivo, entre indústrias, fornecedores e entidades públicas compareceram à programação de palestras e painéis que foi estruturada para qualificar todos os elos da cadeia, com debates que foram da inovação tecnológica e sustentabilidade aos desafios tributários e de gestão.
Consolidação do evento
A Bahia ocupa posição de destaque como o maior produtor e processador de leite do Nordeste. Em 2024, foram 1,3 bilhão de litros produzidos, movimentando R$ 2,5 bilhões em valor bruto de produção e gerando milhares de empregos em toda a cadeia, do campo à indústria.
Para Lutz Viana, presidente do Sindileite-BA, a procura recorde confirma a consolidação do encontro.
“O Encontro de Laticinistas consolidou-se como referência no calendário do setor. Mais do que um evento, representa uma plataforma estratégica de conexão, favorecendo a troca de experiências, o alinhamento de ideias e a construção de soluções conjuntas para os desafios da cadeia produtiva. O resultado dessa relevância está na forte adesão: nesta edição, tivemos todas as inscrições concluídas e a totalidade dos stands comercializados”.
O evento conta com o apoio do Governo da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Sebrae e do Conselho Nacional das Indústrias de Laticínios (CONIL), reforçando o compromisso de integrar indústria, produtores e instituições de apoio ao desenvolvimento.
