Consórcio de Laticínios Associados executa e inaugura a Whey Brasil para a produção de soro em pó

20, junho, 2025
Consórcio de Laticínios Associados executa e inaugura a Whey Brasil para a produção de soro em pó

Foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (13), em Palmeira das Missões, RS, uma das maiores e mais tecnológicas plantas de produção de soro em pó e compostos lácteos da América Latina. Com início da produção em abril, a Whey do Brasil é formada por oito empresas produtoras de queijo. O consórcio resulta na capacidade de produção de 1,4 milhão de litros por dia, que serão transformados em 100 toneladas de soro em pó por dia. A inauguração teve a presença do governador Eduardo Leite.

Fazem parte do consórcio nossos Associados: Doceoli, Laticínios Frizzo, Laticínios Kiformaggio e Laticínios Stefanello além dos laticínios Friolak, Mandaká Alimentos, Paladar da Serra e Laticínios São Luis, todos do Sul do Estado

 De acordo com Wlademir Dall’Bosco, presidente da Mandaká Alimentos, o soro resultante destas oito produções de leite será absorvido em sua totalidade pela Whey do Brasil, mas também representará mais oportunidade para o setor no Norte do Estado.

O investimento da empresa foi de R$ 250 milhões, cujo projeto foi aprovado pelo Fundopem para obtenção de redução de ICMS nos próximos anos.

A empresa foi instalada em um em um parque de 25 mil metros quadrados. O local era um ponto de recebimento de leite da Nestlé. Sairão dali soro em pó comum e desmineralizado, obtidos a partir da secagem do soro do leite, além dos compostos lácteos como produtos final ou como ingredientes para as indústrias de panificação e de sorvetes, por exemplo. “É uma indústria com importância para fornecermos produto final ao consumidor, com preços mais em conta, e também matéria prima para uma vasta cadeia industrial, desde a indústria alimentar até insumos para produção animal”, explica Dall’Bosco.

Entre os valores da Whey Brasil, está a sustentabilidade em todos os processos, desde a produção de um subproduto que degradaria o meio ambiente, até o reaproveitamento da água e a cogeração de energia solar. (13 junho 2025)