Fabio Scarcelli conversa com a imprensa sobre movimentações no setor de queijos

21, julho, 2025
Fabio Scarcelli conversa com a imprensa sobre movimentações no setor de queijos

Aquisições, ampliações e novas plantas veem movendo a indústria de queijos. Um movimento que não passou desapercebido da mídia. Em entrevista ao Globo Rural, Fabio Scarcelli, presidente da ABIQ, conversa com o jornalista Cleyton Vilarino e traz ajuda na compreensão dos fatos.

A entrada de laticínios multinacionais no setor já ocorre há uma década com a chegada no setor da Lactalis, Leprino, Granarolo, Emmi e Ultracheese com a aquisição de negócios então brasileiros e mais recentemente a consolidação e expansão dessas operações.  Mas ultimamente, o que temos visto é que além de multinacionais, também a própria indústria brasileira de queijos veem investindo em aquisições e novas plantas, como ocorreu com Laticínios Ipanema adquirindo a Cedrense, a Aurora Coop adquirindo a Gran Mestri, o fundo Persa Investiments adquirindo o Laticínios São Vicente, a Scala comprando a Deale, o grupo a Porta Alegre adquirindo a Verde Campo, a formação do grupo Alvoar, entre outros. Além de laticínios como Polenghi, Piracanjuba e Scala, por exemplo construindo novas fábricas para a produção de queijos.

A movimentação ocorre por profissionalização do setor e ganhos de escala, necessários para uma produção industrial cada vez mais tecnológica e de qualidade, que também tem sido acompanhada por uma evolução de produções maiores e mais qualificadas na pecuária leiteira.

Ainda que essas negociações mostrem uma expansão de mercado de marcas que já são importantes no setor de queijos, o mercado de queijos permanece competitivo com centenas de laticínios médios e pequenos disputando a preferência do consumidor.

Fonte: 18 de Julho de 2025