Mercado global de lácteos navega em incertezas diante da baixa demanda.
13, maio, 2024A indústria de laticínios mundial está passando por um equilíbiro delicado devido á fraca demanda e o fraco crescimento na oferta de leite.
O setor é significativo para a economia agroindustiral englobando a produção, o procesamento e a distribuição de leite e derivados lácteos. Ele desempenha um papel crucial em alimentar de forma nutritiva, populações no mundo todo e contribui de forma relavante para a economia de muitos países.
O comércio mundial de lácteos recentemente tem sido impactado por queda nos estoques exportáveis com o declínio, ano após ano, do volume do comércio internacional, com crescimento em períodos específicos.
Por muitos meses ultimamente, uma fraca demanda global e um crescimento lento na oferta, tem mantido os preços equilibrados, mas isso pode potencilmente mudar nos próximos meses.
As incertezas sobre uma ativação da demanda permancem.
Embora muito leite em pó foi embarcado no final de 2023 e no começo de 2024 diminuindo a disponibilidade mundial, esse movimento pareceu mais uma estratégia dos compradores para se aproveitarem de preços atrativos (e consequentemente depois se retrairam diante da expectativa de um aperto na oferta) do que uma retomada real de demanda.
As incertezas sobre a direção do mercado está mantendo bem moderadas as atividades dos importadores compradores.
O comércio internacional tem sido impactado pela redução de excedentes exportáveis e caiu 2,7% ano sobre ano, em Dezembro, de MSE (sólidos de leite equivalente), a menor taxa em 4 anos, mas esteve 2,8% maior no período de Outubro a Dezembro de 2023. Para 2023, o comércio foi apenas 0,3% acima do ano anterior o que se alinha com o crescimento mínimo da oferta global de leite.
Sinais firmes de um crescimento na demanda permanecem inconclusivos nos mercados americano e europeu, com exceção de manteiga/creme na União Européia e nos mercado de whey alta proteína, destinado ao mercado de nutrição esportiva, o qual permanece otimista.
A inflação está diminuindo na maioria das regiões em deenvolvimetno, mas isso não se refletiu propriamente nos custos de alimentação e os produtos esssenciais ainda permanecem relativamente altos, pressionando a capacidade das pessoas de comparar mais produtos lácteos.
Enquanto o crescimento da oferta de leite nos Estados Unidos e na Nova Zelândia andam devagar, as condições climáticas apontam para uma produção na União Européia, na primavera, maior do que a do ano anterior, aumentando os estoques de SMP.
As perspectivas para a produção americano para os próximos meses pioraram um pouco, mas não terão um impacto sobre o mercado global. O desafio eminente de suprir as novas plantas de queijo que devem começar a funcionar em 2024 é uma fator para se ficar de olho, dada a fraca demanda mas também, dada a capacidade econômica dos produtores e a aquisição de novos estoques..
Esses efeitos tem crucial influência na ampla cadeia de commodities mas variam por produto e por região, permanecendo delicadamente equilibrado.
Por fim, a indústria láctea global é um setor dinâmico e complexo que continua a exigir respostas a demandas em mudança dos consumidores, a avanços tecnológicos e apreocupações ambientais.
Fonte: Food&Beverage Industries News, 09 maio 2024