O mercado global de queijo cresce com economias em expansão, maior oferta e novas tendências.
25, abril, 2025
O mercado global de queijo está experimentando um crescimento constante, impulsionado por economias em expansão, maior disponibilidade de produtos com queijo e aumento do consumo de laticínios.
Segundo a MarketsandMarkets, o mercado global de queijo deve atingir US$ 105,9 bilhões até 2026, com um potencial de crescimento particularmente forte na região Ásia-Pacífico.
Embora o consumo de queijo na Ásia ainda seja menor do que na Europa e nos Estados Unidos, a ocidentalização das dietas — especialmente entre os consumidores mais jovens e os millennials — está impulsionando a demanda.
O segmento de fast food ou QSR (Quick Service Restaurant) continua crescendo rapidamente, impulsionando ainda mais a demanda por queijo — um ingrediente essencial para grandes marcas como Domino’s Pizza, Pizza Hut e Papa John’s.
A crescente dependência de alimentos prontos para consumo e embalados, em resposta a estilos de vida cada vez mais acelerados, também contribui para o aumento do consumo de queijo.
Principais tendências do mercado de queijo para 2025:
Queijo como lanche
Um em cada três consumidores dos EUA consome queijo como uma alternativa mais saudável aos lanches tradicionais.
Os produtores estão destacando seus benefícios nutricionais — alto teor de proteínas, cálcio e apoio a dietas cetogênicas.
Na Ásia, há um crescente interesse por queijos com sabores únicos e inspirados em ingredientes regionais.
Benefícios funcionais
64% dos consumidores chineses acreditam que o queijo fortalece a imunidade.
As empresas estão lançando produtos fortificados — por exemplo, no Reino Unido, a Benecol oferece um cream cheese com baixo teor de gordura e estanóis vegetais para ajudar a reduzir o colesterol.
Nos EUA, 27% dos pais dizem estar dispostos a comprar queijo com benefícios adicionais para a saúde.
Melhorias nos queijos veganos
A demanda por queijo vegano está em ascensão. Grandes marcas como Babybel, Boursin e Philadelphia estão adicionando opções à base de plantas aos seus portfólios.
No entanto, essas alternativas ainda ficam atrás no valor nutricional: em média, 100g de queijo vegano contêm 5g de proteína, contra 13g no queijo tradicional.
Destaques regionais:
Europa: Consumo estável com foco crescente em sustentabilidade; mais embalagens apresentam rótulos de produção ética.
Américas: Popularidade crescente dos queijos “clean label” feitos com ingredientes naturais.
Ásia: Aumento acentuado do interesse pela culinária ocidental, especialmente entre os jovens, está impulsionando a demanda por queijo.
Fonte: eDairyNews, 18 abril, 2025