Parceria entre Queijos Scala e Tetra Pak gera economia de água, fortalecendo sustentabilidade.
29, maio, 2024Para aumentar seu compromisso com ações sustentáveis, uma meta que o Laticínio Scala já vem perseguindo há alguns anos na fabricação de queijos em suas quatro fábricas em Minas Gerais, a empresa em parceria com a Tetra Pak, instalou moderna tecnologia para tornar os processos de produção ainda mais sustentáveis.
A Scala implementou com sucesso um sistema de membrana para concentrar o soro resultante do processo de fabricação de queijos. Ao utilizar tecnologias de nanofiltração e osmose reversa, a empresa realiza a concentração do soro e parte da água retirada nesse processo é reutilizada após o devido tratamento.
O soro concentrado é direcionado para um sistema de filtração por membrana, onde passa por um processo de separação dos componentes do soro e do permeado. Este sistema não apenas remove partículas sólidas, mas também utiliza técnicas de osmose reversa para purificar a água residual. Assim, ao final do processo, a água tratada é direcionada para reuso em processos específicos, fechando o ciclo de forma sustentável e contribuindo significativamente para a economia de recursos hídricos.
Com estes investimentos em equipamentos da Tetra Pak e seu importante papel na implementação de novas tecnologias, a Scala se destaca ao adotar ações sustentáveis que resultaram em uma economia significativa de recursos hídricos totalizando a marca de 200 mil litros por dia.
Fonte: Néctar Comunicação, 29 maio 2024