Plano safra suspenso: quais os possíveis impactos para os produtores de leite?
21, fevereiro, 2025
O governo suspendeu temporariamente as linhas de crédito subsidiadas do Plano Safra 2024/2025 devido à falta de recursos no Orçamento para custear a equalização das taxas de juros. O Plano Safra foi suspenso por decisão do Tesouro Nacional e a suspensão vale para quase todas as linhas de financiamento para a temporada 2024/25. Só permanecem abertas as operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O Ministério do Desenvolvimento Agrário informou que há R$5,6 bilhões ainda disponíveis em linhas equalizadas para custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Entre os motivos apontados pelo Ministério da Fazenda estão o aumento da taxa básica de juros, que elevou o custo do subsídio, e o atraso na votação do Orçamento deste ano no Congresso, que ainda não ocorreu e travou os gastos do governo.
Quais impactos da suspensão do plano safra para produtores de leite?
A suspensão das linhas equalizadas do Plano Safra 2024/25, afeta todos os níveis de produtores. Todos os investimentos buscados por pequenos produtores a juros mais baratos também estão inacessíveis.