Carboidrato do soro do queijo aumenta imunidade a doenças
27, dezembro, 2018Vacas produzem oligossacarídeos estruturalmente semelhantes aos encontrados no leite materno.
O leite materno humano tem carboidratos, chamados oligossacarídeos, que servem de alimento para bactérias benéficas, como a Bifidobacterium infantis.
Segundo Daniela Barile, professora do Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos da UniversityofCalifornia em Davis, Estados Unidos, ao se proliferar e colonizar o intestino, essas bactérias benéficas aumentam a imunidade e ajudam a proteger os bebês de infecções e doenças causadas por micróbios prejudiciais à saúde, como a Escherichia coli.
“Evidências mostram que o leite materno promove a saúde intestinal dos bebês, ajudando a aumentar a imunidade e protege os bebes de uma ampla gama de problemas de saúde, como obesidade, diabetes, problemas de fígado e doenças cardiovasculares”, disse Barile.
Um grupo de pesquisadores da universidade californiana, liderado pela cientista italiana, está obtendo do soro de leite permeado – um produto obtido por meio da remoção parcial da proteína do soro de leite – oligossacarídeos semelhantes aos do leite materno humano.
Fonte: Selectus 4678, 15/05/2015, Veja, Andrey Rudakov/Bloomberg