Queijo: sabor e nutrição que fortalecem a saúde
23, setembro, 2025
Os queijos estão entre as fontes de alimentos mais ricas em cálcio, mineral essencial em todas as fases da vida. Ele participa da formação e manutenção dos ossos, da contração muscular, da transmissão dos impulsos nervosos e até da coagulação sanguínea. Na fase adulta, a recomendação é de 1.000 mg de cálcio por dia. Para ter uma ideia, o queijo Mussarela é um grande aliado: 30 g (duas fatias médias) fornecem, em média, 200 mg de cálcio, com excelente aproveitamento pelo organismo.
Esse aproveitamento é favorecido pela complexa matriz alimentar dos queijos. Durante a digestão, os fosfopeptídeos da caseína se ligam ao cálcio, formando complexos solúveis que evitam perdas do mineral. Além disso, o equilíbrio natural entre cálcio e fósforo nos queijos potencializa a absorção, tornando-os altamente eficazes para a saúde óssea.
O consumo adequado de cálcio proveniente de alimentos como os lácteos é sempre preferível. Como ressalta a endocrinologista Dra. Marise Lazaretti Castro (SBEM-SP), suplementos só devem ser considerados quando a dieta não for suficiente. Manter o cálcio em níveis adequados contribui para a prevenção de osteoporose, hipertensão e outras condições relacionadas à saúde óssea e metabólica.
