RAR exporta queijo para os Estados Unidos e visando aumentar eficiência e faturamento
28, novembro, 2024O caminho para aumentar o mercado – e o faturamento – em alimentos premium dentro do Brasil passa pelo exterior, segundo a estratégia da empresa gaúcha RAR, da família Randon.
Com o objetivo de aumentar seus patamares de produtividade e competitividade e alcançar a meta de faturar R$ 1 bilhão em uma década, a indústria alimentícia anunciou em novembro que realizou sua primeira exportação do queijo Gran Formaggio para os Estados Unidos.
O crescimento dessa venda poderá gradualmente ajudar a empresa a produzir mais com diluição de custos, o que tem o potencial de reduzir os preços cobrados dentro do Brasil para ampliar o alcance dos produtos no mercado doméstico.
Em princípio até agora foram enviados 700 kg do produto para Miami, na Flórida, o que marcou a entrada da marca no mercado norte-americano, mas a perspectiva é que esse volume cresça rapidamente, segundo o CEO da empresa, Angelo Sartor.
O mercado americano desponta como o principal destino, com grande demanda e menos barreiras competitivas. Sartor explicou que os Estados Unidos importam cerca de 6.000 toneladas de grana padano da Itália anualmente, e a RAR espera gradativamente expandir sua participação.
“Começamos de forma modesta, com 700 kg, mas nosso objetivo é chegar a 120 toneladas por ano para os EUA, o que representaria um acréscimo significativo em nosso volume atual de 900 toneladas”, disse Sartor em entrevista à Bloomberg Línea.
“Se nós chegarmos a 120 toneladas exportadas para os EUA, estamos falando de mais de 10% de aumento do nosso volume atual. Além de a margem ser interessante, a exportação nos ajuda a reduzir custo fixo, a melhorar a margem no mercado interno e a ampliar nossa estrutura”, disse o CEO.
“Vamos produzir mais, ganhar mais eficiência e nos tornamos mais competitivos para o mercado interno”, resumiu.
Fonte: eDairyNews, 25 outubro 2024